quinta-feira, 9 de outubro de 2008

O meu percurso na Arte


Ainda me lembro como foi o despertar...comecei a desenhar as minha mão em Educação Visual. Foi nesse momento k decidi ir para artes. Demorei a entrar para a Faculdade mas entrei em 2002 para as Artes Plásticas-Pintura. Até lá fui em busca de conhecimento artístico, mas devo-vos confessar que para nomes de artistas sou uma lástima (riso).
Quando candidatei-me para a Faculdade (eu costumo dizer Fac (fuck) ), candidatei-me para fora de Lisboa, queria mudar de ares, ver novas coisas...e assim foi...cai em Tomar e lá fiquei 5anos. Aprendi muito, a ter as ferramentas, como trabalhar com elas. Teoria, prática, prática, teoria. E conclusão, sou apologista de algo que um professor nos disse, que a nivel de técnica tudo ja foi inventado e o que existe agora é um colar ou uma exprimentação de combinações de materiais, mas sempre que haja uma coerência entre o material e a verdade do artista.
Criticos, Curadores, Instituições, etc...todos temos a nossa visão sobre a arte ou mesmo definição. Fala-se, escreve-se, define-se sobre a arte, no que ela abranje em variados campos, estipulam-se parâmetros, linhas de orientação, mas no fundo quem tem a verdade ou a razão? Creio que só existe uma palavra: LIBERDADE. É por isso que a arte é complexa mas ao mesmo tempo é simples. Nela podemos libertar os nossos receios, medos como as nossas paixões. Nós próprios podemos criar as nossas linhas de orientação, porque estas são criadas segundo o nosso intímo, tudo o que sentimos, vemos, ouvimos, saboriamos e cheiramos.
Estou a criar o meu percurso artístico, tenho as ferramentas, tenho o meu íntimo e vou criar para libertar esse íntimo....mesmo que doa as susceptibilidades a muitas pessoas, não irei desistir.Um longo ou curto caminho a ser construído e pecorrido, mas o que interessa é conseguir o objectivo, leve o tempo que levar. Pois tudo tem o seu tempo, o seu momento!
Bem haja e boa sorte para os verdadeiros amantes das artes!

2 comentários:

Uma Gaja disse...

Então eu sou uma felizarda porque sei o que sentir e exprimir.

Anónimo disse...

Tomar ter tido a tua sorte... Se tivesse seguido o que corria-me nas veias...

T.