segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Resposta: o saber lidar ou não...!

Quando o assunto aborda o tema a morte, muitos de nós não gosta de falar ou sequer ouvir. Logo ai á partida é uma atitude de não saber lidar com esse assunto. Sentem que é algo muito doloroso!
A morte só é dolorosa quando só pensamos na perda e só nos concentramos na nossa dor e nunca nos percebemos da dor daqueles que partiram, mesmo que a sentissem por milésimos de segundos.
Quando falo da morte, falo com a paz em mim e vejo-a como um processo da vida o qual nós temos que passar por isso não há que fugir ou fingir ou mesmo ignorá-la.. Percebi isso quando perdi alguém deveras importante na minha vida e quando sei que terei que passar isso novamente...é a vida e têmo-la que aceitar mesmo que nos custe brutalmente.
Com a morte percebi o quanto é importante da essência das pessoas e não a sua materialização! Sim...a sua materialização, porque o dá a sensação é que as pessoas choram é o corpo e não o que esse corpo transportou ao longo da duração. Pergunto-me porque é que as pessoas tem que se vestir de negro e só e falarem de coisas triste enquanto fazem o velório e o enterro. Pergunto-me porque não se vestem de branco (significa paz) e falam da vida do morto e os seus episódios mais marcantes, mais cómicos...Tudo o que façamos cá, tem o seu valor seja negativo ou positivo...mas tem!
Deixem as lágrimas da dor e mágoa e chorem as lágrimas da alegria, da paz, da recordação, aquelas lágrimas que falam da pessoa que amamos e que partiu para a sua liberdade total...!
A morte não tem um papel de vilão, nós é que lhe dêmos esse papel...A Morte é o que é, nem boa e nem má, apenas existe!

2 comentários:

Anónimo disse...

Desculpa discordar... É negativa! Uma perda é uma perda! No momento exacto é óbvio que não recordamos o melhor, sim o pior, porém com o passar do tempo, esse bons momentos veem com naturalidade e sorrisos nos lábios.

T.

Anónimo disse...

Esqueci-me de acrescentar que os amigos têm um papel relevante nessas alturas. São os nossos ombros amigos, por certo terás encontrado alguns, a referir não ter facilidade em lidar com esse tema.

T.