sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Minha Grande Amiga....


Este post será um comentário a um outro post de uma grande amiga que escreveu sobre a Violência Doméstica e também um reconhecimento de admiração e respeito por ela.

A violência Doméstica é um grave problema bem existente e por vezes imergente na sociedade em que vivemos. A qual vêm a sofrer um acréscimo devido a existência de denuncias cada vez mais realizadas, embora o medo de represálias exista sempre. Basta de Terrores físicos e psilógicos, o provérbio " entre marido e mulher não se deve pôr a colher", já não tem razão de ser. Seja homem ou mulher, primeiro é um ser humano.

A violência doméstica não só atinge as Mulheres mas também uma pequena percentagem dos Homens, ou não. Estes casos ainda são mais silêncios devido á vergonha que o homem passa e sente ao adimitir que é vitima de violência doméstica. Homem é homem, é macho...mas também ser humano. Na verdade este problema é praticado sem escolha de sexo, idade, raça ou religião, pode bater a qualquer porta.

Tenho que admitir que sou uma mulher bastante afortunada. Nesta minha jornada só tenho um episódio negro que aconteceu quando tinha por volta de tenra idade de 7anos. algo que ficará dentro de mim e o qual se já teve a sua justiça. Tenho sorte de nunca ter vivido certos problemas na pêle, mas sei que não estou livre de tal coisa me possa acontecer. Não sei o dia de amanhã. Mesmo não tendo vivido na pêle, convivi com estes e muitos mais desde a minha infância.

A minha infância foi passada perto de uma prisão, onde presos trabalhavam e contavam os dias para serem livres. Desenganem-se se nos faziam mal, pelo o contrário, á canalha davam bons conselhos e protegiam-nos para nada nos acontecesse de mal. No fundo eram boas pessoas e que reconheceram o mal que fizeram e aceitaram a penitência.
Embora tenah tido sorte na miha jornada, admito aqui todo o meu respeito e admiração e dou extremoa valor as pessoas que passaram e passam por esse terror. Àquelas que ainda não o fizeram, que o façam. Pois não sois lixo, sendes humanas. Não deixeis que vossos filhos vivam num ambiente de violência, medo , ódio, rêncor, todos os sentimentos que possam destruir a alma. Homens há muitos, mas filhos são únicos.
Ninguém sabe ao certo definir a relação mãe/filho. A minha definição baseia-se em algo bastante forte, Divina, Transcendental a tudo de que seja racional e material. (eu não sou mãe,ainda)



A vós vos peço que lutais por vossos filhos e por vós mesmas.
Pensai se vale a pena estarem a destruir-vos, a vós mesmas e aos vossos filhos.

Ainda quero referir á coragem da minha grande amiga, pois não tem a vergonha de admitir que já sofreu esse terror. Não há que ter vergonha mas sim valorizar tal acto e ajudar. A ela digo-lhe que sou uma felizarde por ter assim uma amiga como ela á minha beira. Nem todos têm a sorte de ter uma amizade como a nossa.
Agradeço-lhe por ter aparecido na minha jornada e de ter aceitado e continuado a querer construir uma relação com a minha personagem. (riso)
Agora para ti minha amiga, sabes que tens toda a minha consideração, respeito e admiração. Dir-te-ei algo que digo a poucos mas quando o digo não tenho medo de proferir tal palavra, pois pertence ao sentimento mais nobre, puro que alguém pode ter dentro de si e sentí-lo: Minha Amiga Amo-te por seres quem és e não teres vergonha de sê-lo. Sinto bastante orgulho em ser tua amiga e ter-te á minha beira!
Bem hajas por seres verdadeira com minha personagem!


p.s- já sabes...quando tivermos 80anos, Cuba connosco ;P

A todos vós uma Bem Haja..

1 comentário:

Uma Gaja disse...

grande Beijo para ti, minha grande amiga e obrigada pelas tuas palavras.