quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Era Da Antiguidade Clássica...



Para quem não sabe no periodo da Antiguidade Clássica, que é constituído por Grécia e Roma, o conceito O BELO era algo seguido á risca. Tanto que era, que os seus Líderes escondiam os seus defeitos físicos e omitiam-nos nas representações escultóricas, o que mudava na escultura quando mudava de "César" era a cabeça, o corpo era perfeito, com as proporções exactas e perfeitas, nada era desigual. Para eles o Belo era o Mais-que-Perfeito, seria a Absoluta semitria.
Nos tempos que decorrem hoje e como espectadora da vida, de certa forma, deparo-me com essa preocupação do Belo na sociedade onde vivo. Hoje em dia a vaidade tanto no homem como na mulher, é igual e impressionante. É impressionante pelo facto de um querer impressionar o outro e vice-versa, e pelo facto de atingir outro ponto que é a auto-estima!
Pois bem, para muitos o factor beleza-físico é muito importante, por levantar a sua auto-estima e isso é demonstrado através de pequenos gestos, como por exemplo, o andar, o balouçar do corpo, a cabeça bem erguida, o olhar discreto para ver se há alguém a olhar.(Porque até já existe desde á pouco tempo o conceito de Gente-Bonita.). Não digo isto com sentido de criticar ou de julgar, até acho muito bem se for com moderação. Isto é, concordo plenamente que o façam por si mesmas e não para que os outros gostarem. Tirar aqui, meter ali...mas não exagerarem, porque depois caiem em dezuso e no vulgarismo, é mais um que entra num estereotipo.
Mas infelizmente, o que as pessoas transmitem-me é que criam algo em si que não é verdade mas sim modelado só para alguém repararem neles e pensam que só o conseguem através da beleza perfeita física....e eu pergunto e o resto??
É claro que existe também excepções, existe aqueles que já o são sem que precisem "trabalhar" para tal coisa, mas que preferem a discrição. Não querem ser só avaliados pelo o seu aspecto exterior.
Eu acredito que todos nós temos a beleza exterior e interior. Mas que em muitos casos têm que ser trabalhados mas não caindo no exagero. A Beleza rege-se pelo "je ne sais quois", no charme, na simplicidade, numa harmonia corporal. A Beleza não se quer ser mostrada á primeira partida mas sim descoberta suavemente e devagarosamente para simplemente encantar a pessoa que está a descobrí-la.

Se querem ser belos, perfeitos físicamente então façam-no por vós e não para os outros. Porque os outros só irão apreciar a estátua, porque depois de apreciá-la uma vez....passam á seguinte!

Sem comentários: