quarta-feira, 26 de junho de 2013

Automóvel, Ter ou não Ter...

Ter ou Não Ter automóvel?

Bem, nos dias de hoje....prefiro não ter!
Bem que me andam, quase sempre, abordar quando é que tenho um automóvel... ou que deveria conduzir senão perco a prática...blá,blá....
Não é que não dê razão, pois com um automóvel a pessoa fica independente em vários pontos. A questão não é que eu não gosto de conduzir, ou que tenha preguiça, pois sei que é aquilo que muitas pessoas pensam. Tenho 32 anos, tenho carta e não conduzo. Pois bem, aqui vai a resposta, tenho dinheiro para ter um carro e pagá-lo logo, sem empréstimos, mas eu pergunto e depois??... Pois não é só ter um automóvel, é sim depois estar a sustentá-lo e nos dias de hoje, a coisa não vai fácil! Neste momento, eu estou empregada, mas sei que não é certo e de hoje para amanhã fico sem trabalho e depois?? 
Além disto, estou numa cidade, que pouco ou mal, me proporciona uma rede de transportes que me dá acesso ao que eu quero, para onde quero ir e além disso, andar a pé nunca fez mal a ninguém. Eu vejo pelos que me são próximos, família, amigos, que andam sempre á rasca de arranjar estacionamento gratuito sempre que vão para o centro da cidade. E depois as filas, sem falar na má condução que existe em Lisboa. Não é o facto de não gostar de conduzir e sim o facto de não gostar de conduzir em Lisboa, pois é só stress, velocidade, desrespeito pelo código.... Sendo assim prefiro andar de transportes, (o que também têm as suas desvantagens).

Noto que quando uma pessoa adquire um automóvel, logo torna-se escrava deste. Não falo só em questões financeiras, mas sim na questão de vício. Parece que já não sabem ir algum lado sem ir de automóvel. Desde os meus 15anos que me metia nos autocarros e ia conhecer Lisboa, ficava a saber, a conhecer, via a cidade como ela é... e descobria com cada coisa :)
Por vezes fico triste quando preferem ir para sítios de carro, quando existe alternativa de ir e sem ter que o levar...
Ás vezes sinto-me á parte, seja com família ou amigos, quando combino algo e dou ideias e o pessoal não adere porque é longe...ou andar a pé.... é por isso que por vezes vou sozinha! Não é ser ingrata ou mázinha, ou criticar, mas quando vai-se de automóvel o pessoal tende a ir calado, pensativo e a pé ou de transporte não, fala-se, ri-se, brinca-se, dá-se a conhecer sítios em que o acesso é um pouco apertado, descobre-se aligo ali e acoloutro... Sinto que o pessoal relaxa mais.

Não gosto que pensem que lá por não ter automóvel eu esteja "á pala" de quem o têm. E não gosto, que quem o têm se sinta "obrigado", por uma questão de boa educação ou de cortezia, a dar-me boleia seja para onde for. Aprendi a desenrascar-me, nem que tenha que ir a pé para casa, lol. Não gosto de dar trabalho!

Não compro automóvel, por enquanto, porque tenho outras prioridades e quando sentir que estarei num momento mais estável, ai sim, irei comprar um ao meu gosto. Sim, sou esquizita com os automóveis. Tenho que me sentar num e dizer:" Gosto, sinto-me bem, é este que quero conduzir!"

Quero conduzir, ter um automóvel que digam: "É a cara dela". Quero ir a certos lugares, mas que não pensem que seja só por interesse meu. Sei que tendo o automóvel poderei fazer isso, ir com o meu automóvel até esses lugares e ao mesmo tempo dar a conhecer  á minha família e amigos.
Desde pequena que admiro aqueles turistas que vinham cá a Portugal, com as suas carripanas. Em que depois as encostavam e iam andar por Lisboa a pé ou noutra cidade do pais. Não eram dependentes do automóvel, e isso sempre admirei e identifiquei-me com tal acção.

Sei que ter um automóvel é importante, mas não quero que seja um vício ou uma prioridade.... Além disso, enquanto tiver em Lisboa, prefiro ajudar financeiramente, alguém que precise do que sustentar um automóvel, sabendo que depois terei que o deixar, por causa da actual situação em que se vive....

Sei quando irei ter um automóvel, no momento de que me for embora de Lisboa :)





Sem comentários: