sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Passado, Cansei-me....



Passado, cansei-me...

Muitas vezes, o passado vem e rodeia como um predador rodeia a sua presa. Pode ser uma pessoa, uma situação vivida e que parece estar mal resolvida, ou sentimentos que deveriam ter desaparecido e que afinal estavam adormecidos.
Permitimos que esse passado nos prenda, nos provoque mal-estar, nos faça sentir impotentes perante a vida. Perde-se vida….
Sair?... Enfrentar?... Revoltar? Nem sempre é fácil. Há que ter consciência disso, mas é algo que não é impossível. Existe sempre a escolha de se fazer algo para acabar ou, então, simplesmente de se entregar a esse passado!
A vida, através das minhas poucas vivências (pois ainda estou a meio da jornada) e através das vivências alheias, ensinou-me que tudo tem o seu real valor. As boas vivências são gratificantes, por vezes recompensas, fazem-nos sentir leves, poderosos . .. sabem mesmo bem, um alívio, uma paz e harmonia e por isso saboreamo-la até ao último momento e guardamo-la na caixa das memórias.
As más vivências são dolorosas, sugantes, horrendas, decepcionantes, mas também são castigos, são lições, as quais nos podem tornar amargos, rancorosos, negros, tristes, almas penadas . E deixamo-nos dominar por elas, permitimos que altere a nossa essência, e é por isso que passamos a sentir aquilo que disse atrás. Permitimos que elas ganhem mais valor do que o seu real valor, fazendo com que ganhem força, domínio, que consigam enfraquecer a chama da nossa essência, escurecendo-a.
Mas aprendi, que perante as más vivências, prefiro tirar a sua lição, ver o real valor sem o sobrevalorizar …. Libertá-las e expulsá-las. E das boas vivências, transformá-las em força, coragem, em paz, para que quando se caia, consiga, através delas, levantar e ir em frente.
Estou num momento da minha vida que vou romper com coisas do passado.  Maneiras de estar na vida, que teve a sua importância e recuperar certos hábitos que foram adormecendo. Pessoas, com quem falava esporadicamente e de coisas banais, que me deram momentos de prazer, experiências, mas que só quiseram, meramente isso, viver o momento e sair, mas que acham-se no direito de voltarem quando necessitam,…… cresçam. Para mim, chama-se uma experiência ou vivência de vazio, pois nada fica.
Romper com suposições sobre do que poderia ter vivido e não vivi… é porque não eram para acontecer, ou então porque sonhei ou desejei demais e fez com que não acontecessem, ou então porque não apareceram as pessoas indicadas para com quem partilhar essas vivências. Sim, para as coisas acontecerem, têm que haver o tempo certo e que as pessoas tenham o mesmo desejo, caso contrário, torna-se algo fútil e inútil. Já comecei a romper com essas suposições, desejos, o que seja… A vida tem outras vivências, aquelas que estão reservadas para mim e que dar-se-ão no momento certo e com quem deve acontecer… sem programar!
Cansei-me, sinceramente, cansei-me… o que é bom! Faz-nos procurar algo novo, querer algo diferente. Cansei-me de ter certas coisas passadas a bater à porta da minha pessoa…. Cansei-me de desejar coisas, as quais deixam de ter sentido, dia-após-dia. Cansei-me, mesmo que sinta pena de não ter vivido essas vivências, mas quando não se encontra o ideal ou quando o ideal está fora de mão.
Cansei-me…  de algum passado em que se disfarça através de pessoas e de diferentes cenários, mas que tem sempre o mesmo objectivo: Provocar as mesmas emoções, os mesmos erros, os mesmos sentimentos… testar a nossa capacidade de contornar ou de ultrapassar aquilo que nos empata a vida ou que nos torna fracos.
Cheguei ao ponto de saber quem sou, não ter dúvidas. Do que quero viver e com quem. Viver com sentido e partilhar com as pessoas, em que sei que iremos enriquecer a nossa essência.
Mas também este é o momento em que devo estar sozinha, para respirar, reflectir, trabalhar. Não me sinto uma pessoa interessante, neste momento, pois a minha cabeça não está aqui, desligo-me. Mesmo estando com as pessoas que eu gosto, que conheço, a minha essência desliga-se e parte…. Logo não consigo ter assunto e diálogo construtivo e cativante...
Preciso de mimar o meu ser com o que me dá prazer, o que me faz sentir leve, equilibrada, para depois partilhar com as pessoas que me são importante e com aquelas que se irão cruzar comigo e querer a partilha. É claro que não vou privar as pessoas, que me são importantes de querer a minha presença, que queiram partilhar comigo as suas coisas e eu com elas e tirar daí o maior prazer e gozo com elas.

Simplesmente cansei-me de viver no presente do Passado e não estar no Presente do agora e do Futuro! 

Sem comentários: