Ontem tive um convite da minha grande amiga para ir assistir ao Enterro do Caloiro. O Enterro do Caloiro é a Noite em que os caloiros deixem do sê-lo para passarem a ser o próximo estado, o qual não sei. Pois as tradições mudam de Faculdade para a Faculdade. Por exemplo na minha em Tomar os estados são: o Caloiro; o Cavaloiro; o Pajem; e o Veterano que dividia em vários graus.
Neste Enterro os caloiros estão trajados, é-lhes feita uma serenata e as 12badaladas o Padrinho ou Madrinha coloca-lhes a capa pela 1ªvez aos ombros e traça-lhas. É o momento em que todos aguardam, o de usar a capa traçada!
Ao Chegar ao local, deu-me um aperto no meu coração...apetecia-me chorar de Saudade, mas não sou disso. Em meu rosto ficou estampado um sorriso de Felicidade. Só queria vestir meu traje, que modestia á parte é muito lindo. Ao ver aquele ambiente, pequeno mas verdadeiro, apetecia-me ir lá para o meu e saltar com eles e gritar....tal como eu fazia em Tomar, defender a cor do curso.
A serenata começou atrasada com tantas outras, o pessoal das tunas é sempre o mesmo, atrasa-se devido as jantaradas e depois trazem sempre a bela da garrafa atrás, (risos). Quando começou, meu coração disparou...tantas recordações adormecidas despertaram. No momento em que cantaram "Noite ao Luar" e "Capas Negras"....meu coração começou a chorar pois estava a pensar na pessoa que foi responsável por eu ter ido para a faculdade e que me pôs o bichinho das Tunas, nunca o fui mas Adoro ouví-las...a minha grande amiga, que foi minha professora, Catarina! Enviei-lhe uma mensagem a dizer que estava a ouvir uma serenata e a pensar nela, se ali estivesse....
Ao ouvir a Serenata e ver aqueles trajados todos, aqueles morcegos todos, fizeram lembrar de tudo o que aprendi, vivi, experienciei durante 5anos da minha vida. Foram momentos de partilha, de choro, de noites perdidas, noites de boémia, mas de boémias bem aproveitadas. Foram directas de suor, de estudo...Noites e dias que contribuiram para o crescer de uma pessoa. Fazem-se amizades, grandes amizades como também sofre-se com as intrigas...mas no fim tudo vale a pena!
Ontem revivi muita coisa em curto espaço de tempo, estou grata a minha grande amiga pelo convite! Para a próxima vou trajada (risos)
Sem comentários:
Enviar um comentário