Na nona edição, o FIMFA propõe espectáculos de 26 companhias teatrais e de marionetas, de 11 países, nos museus da Marioneta e do Oriente, no Teatro Maria Matos e nas ruas de Lisboa.
Haverá sombras tradicionais chinesas, instalações de música e objectos animados, espectáculos que se sustentam em máscaras, outros em que a marioneta desvenda o manipulador, propostas destinadas sobretudo ao público adulto.
O FIMFA 2009 abrirá com dois espectáculos franceses no Museu da Marioneta: um pelo Théâtre La Licorne protagonizado por um actor, com uma mesa, uma caixa de ferramentas e objectos em miniatura, destinado a crianças a partir dos oito anos, e outro pelos Cie Jamais 203, intitulado “Le Cinerotic”, que convida o público (maior de 16 anos) a pedalar para ver filmes em Super 8.
Durante esta semana, um gigante e um pequeno cão percorrerão o Chiado, uma performance do britânico Surreal McCoy.
Até 07 de Junho, data do final do FIMFA, haverá ainda propostas portuguesas, como a estreia, a 12 de Maio no Museu da Marioneta, do espectáculo “Dura Dita Dura”, pelo Teatro de Ferro, com texto de Regina Guimarães e encenação de Igor Gandra.
Em 2010, o festival terá uma edição especial de retrospectiva dos melhores momentos de uma década de iniciativas, e também uma ópera com marionetas e a edição de um livro comemorativo, explicou Luís Vieira.
O FIMFA é uma organização do Teatro de Marionetas Tarumba.
Sem comentários:
Enviar um comentário