quarta-feira, 5 de novembro de 2008
Ser- se má pessoa...!
O que faz concluir ás outras pessoas que somos más pessoas, quando temos certas atitudes que sabemos que têm que ser tomadas?
Creio que somos más pessoas quando mentimos, prejudicamos intencionalmente ou adoramos sentir o sofrimento do próximo. Mas quando temos que ser sinceros a nós mesmos e tomar decisões dificeis e que sabemos que há sentimentos no meio, não compreendem que se não as tomarmos o sofrimento arrasta-se e tudo é perdido no seu todo.
Sim, quantas vezes deixamos arrastar situações que deveriam ser logo defenidas ápartida? Sim é errado! Mas quem nunca pecou? Todos nós. Ninguém tem a moralidade de julgar se a pessoa é má ou não por isso. Tem sim moralidade para dizer: "Contorna isso, não cometas o mesmo erro se não queres sofrer e fazer sofrer!".
Somos más pessoas, quando vemos ou sentimos ou então damos conta que o sentimento que pensamos que era um, torna-se noutro? Ou quando nos envolvemos até um certo ponto numa relação mas vemos que a outra pessoa cria demasiadas perspectivas em relação á nossa pessoa e não em relação á própria relação? Somos más pessoas quandos sabemos que temos que dizer a nossa verdade mesmo não indo ao encontro da verdade do outro? Creio que não! Erramos sim quando não temos a coragem de admitirmos que temos de dizer a nossa verdade mesmo que doa. Erramos sim, se pensarmos que não iremos sofrer ou que também podemos fazer sofrer. Erramos sim se continuarmos a prolongar algo que já não sentimos só porque temos medo de ferir o outro.
Afinal estamos aqui para quê? Não é para viver, sofrer e ultrapassar o sofrimento, amar, sonhar, construir? Temos que ter a capacidade de aceitar a verdade do outro, mesmo que esteja errada para nós. Mas é a verdade do outro e ele tem o direito em tê-la e dizê-la.
Mais uma vez vou afirmar que nada se perde quando acaba uma relação. Deverá haver um periodo de luto, um periodo de reflexão. Após isso, se pensarmos bem em tudo o que aconteceu no periodo da relação podemos concluir o ganho que foi. Um engrandecer no conhecimento sobre si mesmo e no saber lidar com sentimentos e sensações. Deve-se dar valor ao que é bom, o que fez-nos sentir bem e o que proporccionámos ao outro.
Porque raio as pessoas dão tanto valor ao sofrimento, á tristeza, ao râncor? Entregam-se tão facilmente a estes sentimentos e a outros que nos destróiem por dentro e teimam em destruir? É por ser mais fácil? Sim é mais fácil, é verdade! Mas é muito mais fácil aceitar o motivo desse sofrimento e tornar esse sofrimento em algo de bom...Eu sei do que falo!
No Amor não há Obrigação. Dá-se e não se pede de volta! Pois ele retorna sempre a nós de tantas formas que poucos são os que se apercebem!
Áqueles que sofrem, digo-vos que sofram tudo. Deitem para fora, façam o luto e continuem a vossa jornada. É para isso que estamos cá e muito mais!
bem hajam!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Bem Hajas tu pelas tuas palavras.
Não poderia estar mais bem explicito aquilo que sinto.
Bjokas
Enviar um comentário