Mais uma vez fui ao Santo António.....
Um mar de pessoas, sem dúvida!
Cada ano que passa, Santo António torna-se mais multicultural. Já não há só a Tradição Portuguesa. Aliás, o que continua em força como tradição é sem dúvida a Sardinha no pão, a cerveja, o vinho, a sangria e o desfile dos Bairros. Mas a música...essa já é outra! Além da música Pimba, já existe o reggea, a brasileira, a de discoteca (essa é que discordo um pouco, pois já existe todo o ano..enfim!).
É claro que existe muitas pessoas que discordam com isto. Os Santos deveriam ser só típicamente Porttuguês....mas afinal, nós fomos um País de Descobridores. Aquilo que os nossos antepassados descobriram, agora vêm ter connosco :)
Também já tive essa opinião negativa, sim é negativo estar a menosprezar coisas quando existe espaço e tempo para tudo. É mais desprezível o facto de termos vergonha da nossa cultura em relação aos outros!
Ontem ao deambular pelas ruas de alguns bairros. Cruzei-me com milhares de olhares e rosto de várias culturas e raças, percebi que cada vez mais o Santo António faz que haja uma enorme união. As pessoas respeitam-se, convivem, (é claro que existe aquelas personagens que não gostam de ver felicidade, companheirismo, amizade!), e uma das coisas fundamentais...partilham!
Ontem, estive na maioria da noite sozinha, como disse atrás, deambulei pelas ruas...ninguém se metia "à besta"comigo, sorriam, diziam palavras simpáticas...mas na verdade, mais uma vez seria uma espectadora. Vi olhos que brilhavam de felicidade, mas também vi olhos entristecidos, sem côr!
Após umas bebidas espirituais, sentia-me bem, em paz. Os meus sentidos mais apurados, audição, o olfacto, a visão nem tanto, mas aprecia ver algo mais, senti-a sensível.
Por momentos sentia a minha chávina a esvaziar, até ficar mesmo vazia...soube bem! Enchi-a um pouco com as sensações e energias em redor....muito bom! Uma renovação de energia...um renovar de sentimentos, diminui os maus com a energia dos bons sentimentos!
Fazer subir mais um pouco o meu botão, estar entre o off e o on!
Compreendo o facto que muitas pessoas não gostem de ir aos Santos, mas na verdade só têm a perder. Mesmo que não gostem de multidões, existe sempre uma rua mas calma e os vizinhos estão todos a confratenizar e têm sempre lugar para mais um!
O mais engraçado, é o terceiro ano que começo o Santo António sozinha, encontro pessoas que já não vejo à anos e acabo sempre a noite com pessoal conhecido :)
Para mim, é esta a magia da noite de Santo António! E sabe muito bem!